sábado, 11 de fevereiro de 2012

Um pouco de política: corrupção em pauta.

 

Olá

Pessoal, há algum tempo venho procurando uma notícia para inaugurar a coluna sobre política, e hoje de manhã quando estava fazendo meu cadastro para receber os informativos do STJ e do STF li informações muito importantes divulgadas na sexta feira que todos os brasileiros deveriam saber, e como estava em linguagem jurídica resolvi fazer um resumo e deixar vocês que leêm o blog atualizados.
Bom, o assunto é corrupção, não muito comentado pelos brasileiros, o que eu acho totalmente errado, nós votamos e colocamos representantes para adminstrar o país,  se existe corrupção não sabemos escolhe-los ou alguns quando sentam em uma cadeira importante em Brasília o "poder sobe a cabeça"(parece que os dois argumentos são verdadeiros?!)
Inicialmente diferenciarei os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e improbidade administrativa.
A lavagem de dinheiro são várias condutas por meio das quais os bens, direitos e dinheiros obtidos com a prática de outros crimes são incorporados ao sistema econômico financeiro de alguém, com a aparência de terem sido obtidos de maneira correta. É uma forma de esconder a obtenção ilegal de valores.
Segundo o site das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes a UNODC, corrupção tem um conceito amplo, inclui práticas de suborno e de propina, a fraude, a apropriação indébita ou qualquer outro desvio de recursos por parte de um funcionário público. Além disso, pode envolver casos de nepotismo, extorsão, tráfico de influência, utilização de informação privilegiada para fins pessoais e a compra e venda de sentenças judiciais, entre diversas outras práticas.
Improbidade administrativa é a desonestidade em seu sentido mais amplo. Acarreta na falta de empenho com dois princípios: o patrimônio público e o interesse público.
Dito isso, vamos aos números divulgados pelo STF e CNJ.
Os dados são relativos aos oito meses do ano passado, e foram usadas para servir de informações durante a reunião em Brasília feita pela delegação brasileira ao Grupo de Revisão da Implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), em agosto.
A pesquisa mostra que nos primeiros oito meses deste ano, o STF julgou 108 processos (ações penais e recursos) relacionados a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, e improbidade administrativa. O número cresceu em 20% em relação ao ano de 2010 que fechou em 88 julgados.
 Do total dos números da pesquisa em julgamentos 94 tratavam sobre improbidade administrativa, 8 sobre crimes de corrupção e 6 sobre lavagem de dinheiro.
No mesmo tempo, houve o ingresso de 129 processos contra 178 propostos. Dessas ações 99 delas foram transitado em julgado, ou seja, as partes não podem ingressar com recursos. O número de transito em julgado cresceu 40% em relação ao ano de 2010, que foram 71 no total.
As informações citadas acima estão no site do STF, qualquer cidadão pode entrar e acessar.
Essa pesquisa serviu para mostrar aos brasileiros que o número de corrupção no Brasil cresceu, em contrapartida elevou também o número de julgamentos desses crimes, o que me faz crer que a impunidade pode acabar um dia, e fazer jus a ORDEM, e que seremos um país modelo de administração, rumo ao PROGRESSO escrito em nossa bandeira. Sonhar não custa nada neh?!.

Bjinhooos *.*


Nenhum comentário:

Postar um comentário